4 de janeiro de 2013

Dia De Reis/Veneração Dos reis Magos



 A tradição surgiu no século VIII, Melchior, Gaspar e Baltazar foram convertidos em santos. No Dia  de Reis, encerram-se para os católicos, os festejos natalícios, é quando  são desarmados os presépios e retirados todos os enfeites natalícios.

Em Portugal e também noutros países as pessoas que vivem em pequenas terras costumam ir cantar os reis de porta em porta, recebem doces em troca.

No Algarve, entre o Natal e o dia de Reis, manda a tradição que se saia à rua para cantar as janeiras, recebendo em troca uma esmola, fritos da época ou um copo de aguardente. Outra tradição do Natal algarvio são as charolas que cantam rimas alusivas ao nascimento de Cristo e aos Reis Magos.

Em  Espanha, é estimulada entre as crianças a tradição de se deixar sapatos na janela com capim (erva), antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos se possam  alimentar e retomar viagem. Em troca os Reis magos deixariam doces que as crianças encontram no lugar do capim após acordar. A tradição também consiste em comer Bolo-Rei, no interior do qual se encontra uma fava e um brinde  escondidos. A pessoa  que encontra a fava deve "pagar" o Bolo-Rei no ano seguinte.

Sem comentários: