11 de janeiro de 2011

Sabem o que foi o Holocausto?

A Assembleia Geral das Nações Unidas criou o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto e escolheu o dia 27 de Janeiro para homenagear e lembrar os milhões vítimas do nazismo durante a Segunda Guerra Mundial. Foi justamente no dia 27 de Janeiro de 1945 ocorreu a libertação dos presos do campo de concentração de Auschwitz, na Polónia.


Sugerimos as seguintes leituras:

"Mengele", de Gerald L. Posner, da A esfera dos livros.








Sinopse
Josef Mengele tinha um sonho: o aperfeiçoamento da espécie humana, melhorada através da ciência, como forma de alcançar o domínio supremo de uma raça superior. Médico responsável pelo campo de concentração de Auschwitz entre 1943 e 1945. Mengele seleccionava os prisioneiros chegados a Auschwitz: os que deviam trabalhar até á morte, os que seriam imediatamente gaseados e os que serviriam de cobaias para as suas investigações.


"Hitler, uma biografia", de Ian kershaw, D. quixote.








Sinopse
Hitler é uma narrativa da ascensão de um provinciano rebelde, originário de um canto obscuro da Áustria, a líder de massas com um poder sem paralelo; de como umas ideias mal estruturadas e vis saídas da cabeça de um instável antigo estudante de arte se aglutinaram numa ideologia que durante doze anos ditou o destino de milhões de pessoas; e de como, na sua determinação em impor militarmente a sua vontade e em se esquivar aos seus muitos inimigos, Adolf Hitler iniciou um genocídio.



"A história secreta das SS", de Robin Lumsden, A esfera dos livros.





Sinopse
O nome da Schutzstaffel ou SS, como era mais conhecida esta organização, ficará para sempre ligado ao extermínio massivo e aos campos de concentração nazis. Mas esta é apenas uma parte da realidade. Em pouco mais de dez anos a SS passou de uma pequena escolta policial, a uma força de milhares de soldados cujo objectivo principal era defender o Füher e os valores nazis. Sem controlo dos tribunais civis e com um poder absoluto sobre a sociedade, a SS transformou criminosos em ministros e chefes de Polícia, organizou genocídios e obras de caridade, aniquilou adversários políticos e participou nalgumas das mais sangrentas batalhas da Segunda Guerra Mundial. Tudo graças ao seu líder, Heinrich Himmler que acreditava ser a reencarnação do rei saxão fundador do Reich, Heinrich I. Himmler transformou a SS num corpo de elite, temido, respeitado e absolutamente fiel a Hitler. Com licença para matar, esta organização manteve um controlo rígido e implacável sobre a ordem pública.



"A segunda guerra Mundial", de Martin Gilbert, da D. quixote





Sinopse
A Segunda Guerra Mundial encontra-se entre os conflitos mais devastadores da história da humanidade: mais de quarenta milhões de militares e civis pereceram, muitos deles, em circunstâncias de uma crueldade prolongada e terrível.
Inevitavelmente, e porque foram quem mais sofreu com a guerra, são esses milhões de vítimas que preenchem boa parte das páginas desta obra. A fim de assinalar o septuagésimo aniversário do início da conflagração, as Publicações Dom Quixote editam A Segunda Guerra Mundial, de Martin Gilbert, reputado historiador inglês, internacionalmente celebrado pela sua monumental biografia de Winston Churchill. Abordando, com larga documentação, todos os aspectos e implicações do tema, desde as questões políticas, diplomáticas e militares, às da vida civil, da espionagem, do crescimento e empobrecimento económicos, da liderança nas diversas nações combatentes e do debate ideológico na época, a presente obra é uma inesgotável fonte de conhecimento sobre o maior dos conflitos armados mundiais e o mais sombrio momento da Idade Contemporânea.


"O Diário de Rutka", de Rutka Laskier, da Sextante



Sinopse
«Mal posso acreditar que estamos já em 1943, é o quarto ano deste inferno (…) Se pudesse dizer: acabou, só se morre uma vez… Mas não posso, porque apesar de todos os horrores, queremos viver, esperar por amanhã.»
Rutka Laskier

«Os polacos apelidaram Rutka de "a Anne Frank polaca", a cidade de Bedzin glorifica a sua memória e eu observo o cenário do assassinato da minha família, da minha irmã, e sinto a dor da missão que aceitei de modo a satisfazer o seu desejo e fazê-lo com honra e amor.»



Auschwitz, de Laurence Rees.




Sinopse

Mais do que qualquer outro documentário realizado anteriormente sobre o Holocausto, Auschwitz e a solução final revela os funcionamentos internos nazis para a implementação da solução final do todo-poderoso Hitler. Baseado em várias investigações académicas, esta série notável da BBC apresenta uma biografia abrangente sobre esta "Fábrica da Morte" e a sua evolução até a um local industrializado altamente eficiente em extermínios humanos em apenas 5 anos (1940-1945). Um documentário BBC sobre aquele que foi um dos locais mais temido, cruel e racista de que há memória, Auschwitz. Disco 1 O Início da Surpresa Ordens e Inciativas Disco 2 Fábrica de Morte Corrupção Disco 3 Matança Desenfreada Libertação e Vingança Entrevista de Laurence Rees.



"A Menina que Roubava Livros", de Markus Zusak.






"O Diário de Anne Frank", de Anne Frank








Sinopse
O Diário de Anne Frank é um diário escrito por Anne Frank entre 12 de junho de 1942 a 1 de agosto de 1944 durante a Segunda Guerra Mundial. Escondida com sua família e outros judeus em Amsterdam durante a ocupação Nazista na Holanda. Anne Frank com 13 anos de idade conta em seu diário a vida deste grupo de pessoas. Em 4 de agosto de 1944, agentes da Gestapo detém todos os ocupantes que estavam escondidos em Amsterdam e levam-nos para vários campos de concentração. No mesmo dia da prisão dos pais de Anne, entregam o diário dela para o pai Otto Heinrich Frank. Anne Frank faleceu no campo de concentração Bergen-Belsen no fim de fevereiro de 1945. Otto foi o único dos escondidos que sobreviveu no campo de concentração. Em 1947 o pai decide publicar o diário, como Anne desejava em vida. O diário está no Instituto Holandês para a Documentação da Guerra. O Fundo Anne Frank (na Suíça) ficou como herdeiro dos direitos da obra de Anne Frank. O pai Otto Heinrich Frank faleceu em 1980.

Sem comentários: